Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Fiocruz divulga o projeto ¿Eliminar a Dengue: Desafio Brasil¿

O portal ambiental, Ambiente Brasil, divulga no final desse ano a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou o projeto "Eliminar a Dengue: Desafio Brasil". A Fiocruz vai testar no Rio de Janeiro uma nova experiência para manter o controle do mosquito Aedes aegypti. Esse método, desenvolvido na Austrália, vai utilizar bactérias do gênero Wolbachia, impedindo que o mosquito da dengue transmita o vírus da doença. Conforme o tempo o número de mosquitos capazes de transmitir a doença diminuem.

Esse procedimento consiste em infectar os ovos com a bactéria Wolbachia, encontrada em 70% dos insetos invertebrados do mundo. Após a disseminação da bactéria nas fêmeas infectadas pela dengue, elas produzirão óvulos que eliminará o vírus, impedindo assim, que a dengue se desenvolva no mosquito levando a doença ao ser humano.

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro