Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Especialização

Programa de Especialização em Saúde Coletiva

 

O Programa de Especialização em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, em todo o seu período de implementação, teve como objetivo a formação de egressos de cursos das áreas da saúde (exceto medicina) e ciências sociais que pretendem aprofundar seus conhecimentos em Saúde Coletiva e atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), com a proposta de que os alunos possam utilizar a pesquisa para a melhoria das práticas de gestão e cuidado em saúde.

 

Em 2017, o parecer do Conselho Estadual de Educação nº 382/2017 reconheceu o Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS, da Coordenadoria de Recursos Humanos da SES-SP, como Escola Superior. Nesse parecer, o Instituto de Saúde foi credenciado como uma Unidade Didática desta Escola Superior, juntamente com os Institutos Butantan, Adolfo Lutz e Pasteur. Com isso, o PAP foi certificado como Curso de Especialização em Saúde Coletiva, concretizando, assim, um anseio de longos anos dos profissionais de saúde do Estado.

 

O objetivo do curso é permitir que profissionais de saúde e áreas afins possam se especializar em Saúde Coletiva, qualificando-os para a prática profissional nas dimensões da gestão ou da atenção à saúde no âmbito do SUS. Os objetivos específicos do curso são: 

 

  • fornecer subsídios teóricos e práticos sobre o campo da Saúde Coletiva;
  • aprimorar os conhecimentos sobre as políticas de saúde no Brasil e sobre práticas de cuidado em saúde;
  • promover a reflexão sobre a relação entre as Ciências Sociais e Saúde Coletiva;
  • instrumentalizar os alunos para aplicação do método epidemiológico no âmbito dos serviços de saúde;
  • disseminar os conhecimentos sobre a ética em pesquisa, inovação em saúde, Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e Políticas Informadas por Evidências (PIE) e
  • aprimorar os conhecimentos dos alunos sobre o método científico como subsídio para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Anualmente são formados 20 alunos a cada turma, que são contemplados com bolsas de estudo custeadas pela SES-SP.

 

O projeto pedagógico do Curso de Especialização preservou muitas características da estrutura curricular do antigo Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), especialmente no tocante aos módulos teóricos e ao trabalho de campo. Com uma carga horária de 1.720 horas, das quais 560 horas são teóricas e 1.160 práticas, o curso está estruturado em três módulos: I - Núcleo Comum; II - Núcleo Específico Teórico e III- Núcleo Específico Prático.

 

O Núcleo Comum é compartilhado com as demais Unidades Didáticas, sendo composto pelas disciplinas de Políticas Públicas de Saúde, Metodologia de Pesquisa, Inovação e Ética.

 

Já o Núcleo Específico Teórico é implementado integralmente pelo Instituto de Saúde, sendo oferecidas as disciplinas de Políticas, Planejamento e Gestão do SUS; Práticas de Atenção à Saúde; Epidemiologia; Informação em Saúde; Ciências Sociais e Saúde; Pesquisa Qualitativa; Avaliação de Tecnologias em Saúde; Políticas Informadas por Evidências; Educação em Saúde e Comunicação em Saúde.

 

Um grande diferencial do Curso de Especialização do IS é a oportunidade que os alunos têm de desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) tendo como campo de práticas um Sistema Municipal de Saúde.

 

Por meio de parcerias entre o IS e Secretarias Municipais de Saúde, os alunos desenvolvem projetos de pesquisa aplicada, sob a orientação de pesquisadores, por demanda de gestores municipais para a resolução de problemas de saúde prioritários. Nos últimos anos, os municípios parceiros foram Embu das Artes, Santos e Franco da Rocha, onde os alunos estão inseridos em projetos no âmbito do município.

 

Como produtos da parceria entre o Instituto de Saúde e a SMS de Francisco Morato, atualmente em andamento, podem ser citados um diagnóstico sobre condições de vida e situação de saúde; três documentos de sínteses de evidências para o enfrentamento de problemas prioritários de saúde; a realização de oficinas com profissionais da Atenção Básica sobre trabalhos em grupos educativos, saúde sexual e reprodutiva, manejo do diabetes mellitus e saúde mental; e a elaboração dos Cadernos de Atenção à Saúde Reprodutiva, Pré-natal, Parto e Puerpério e Assistência Farmacêutica, entre outros.

 

 

Assista o vídeo sobre a Especialização do IS:

 

 

 

 

Corpo docente

 

Disciplinas

 

Pesquisa de egressos

 

 

PROCESSOS SELETIVOS ANTERIORES

 

Processo seletivo 2020

 

Processo seletivo 2022

 

Processo seletivo 2023

 

Processo seletivo 2024

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado