Coordenadoria de Controle de Doenças/Vetores

A A A Tamanho do texto

Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular

Missão

Desenvolvimento de linhas de pesquisa sobre vetores, caramujos e carrapatos de interesse em saúde pública, com pesquisadores empenhados no aperfeiçoamento do diagnóstico dos agentes etiológicos e no estudo filogenético dos vetores por meio de técnicas moleculares.

Dra. Roseli Tuan, PqC

E-mail: mailto:rtuan@sucen.sp.gov.br

Dra. Ana Maria Ribeiro de Castro Duarte, PqC

E-mail: mailto:ana@sucen.sp.gov.br | mailto:amrcd@usp.br

Dr. Adriano Pinter, PqC

E-mail: mailto:apinter@sucen.sp.gov.br

Ricardo Dalla Zanna, biólogo (pós graduando)

E-mail: mailto:ricardo_dzanna@yahoo.com.br

Kleber José Whitaker, técnico

E-mail: mailto:kleberx15@yahoo.com.br

Áreas de pesquisa

• Biologia Evolutiva

• Entomologia Molecular

• Parasitologia

• Acarologia

Projetos

Mapeamento microgenômico de Biomphalaria tenagophila (Orbigny,1838) da principal bacia de rio do Estado de São Paulo e Sul do Brasil.

Diversidade gênica entre Angiostrongyilus costaricensis Morera & Céspedes, 1971 e Angiostrongylus cantonensis (Cheng, 1935)

Caracterização molecular de Baculoviridae em Culex nigripalpus e C. quinquefasciatus.

Investigação da infectividade de Anopheles por Plasmodium sp. em fragmentos de Mata Atlântica no Estado de São Paulo.

Estudo da dinâmica sazonal, ciclo de vida e especificidade de hospedeiro de Amblyomma (Acari: Ixodidae).

Publicações Recentes

Tuan R and Santos P dos. ITS2 variability of Biomphalaria (Mollusca, Planorbidae) species from the Paranapanema Valley (Sao Paulo State, Brazil): Diversity patterns, population structure, and phylogenetic relationships. Genetics and Molecular Biology 30 (1): 139-144, 2007.

Crispim Cerutti Junior, Marcos Boulos, Arnídio F. Coutinho, Maria do Carmo L.D. Hatab, Aloísio Falqueto, Helder R. Rezende, Ana Maria R. C. Duarte, Willian E. Collins, Rosely S. Malafronte Epidemiologic aspects of the malaria transmission cycle in an area of very low incidence in Brazil. Malaria Journal, 6 (33), 2007.

Horta MC, Labruna MB, Pinter A, Linardi PM, Schumaker TT. Rickettsia infection in five areas of the state of São Paulo, Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz. 102 (7):793-801, 2007.

Labruna MB, Horta MC, Aguiar DM, Cavalcante GT, Pinter A, Gennari SM, Camargo LM. Prevalence of Rickettsia infection in dogs from the urban and rural areas of Monte Negro municipality, western Amazon, Brazil. Vector Borne Zoonotic Dis. 7(2):249-55, 2007.

Aguiar DM, Cavalcante GT, Pinter A, Gennari SM, Camargo LM, Labruna MB. Prevalence of Ehrlichia canis (Rickettsiales: Anaplasmataceae) in dogs and Rhipicephalus sanguineus (Acari: Ixodidae) ticks from Brazil. J Med Entomol. 44(1):126-32, 2007.

Desenvolvimento de Marcadores Moleculares

Objetivo: Treinamento teórico e prático em técnicas avançada para desenvolvimento de marcadores moleculares e seus diferentes usos e aplicações no estudo de vetores de doenças.

Comunicar Erro

Enviar por E-mail