Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Governo de SP inaugura novo Hospital Regional do Alto Tietê

Tarcísio de Freitas entrega unidade no município de Suzano, que conta com 189 leitos para atendimento a mais de 3 milhões de moradores de 11 cidades da região

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta terça-feira (5), em Suzano, o novo Hospital Regional do Alto Tietê. A unidade será referência no atendimento SUS de média e alta complexidade a moradores de 11 municípios da região e recebeu R$18,2 milhões, investidos em 2023, para ser entregue à população.

"Um dia especial. Realizar essa entrega hoje nos deixa muito satisfeitos, porque era uma obra esperada há muito tempo. E foi algo que falamos na campanha e que tratamos como prioridade, e hoje está sendo concretizado", afirmou Tarcísio de Freitas. "E quando se entrega um hospital desse, quando se abre leitos, a gente sabe que vidas aqui serão salvas. E a gente quer que esse hospital possa trazer esperança para a população de Suzano e de todos os municípios do Alto Tietê", acrescentou o governador.

A cerimônia em Suzano reuniu o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, deputados, prefeitos, vereadores e gestores de saúde de serviços públicos e entidades conveniadas ao SUS de São Paulo.

O hospital tem capacidade para 189 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. A nova unidade estadual de saúde vai atender a uma população de mais de 3 milhões de pessoas que vivem na Grande São Paulo.

O hospital possui uma ala de longa permanência, com 68 leitos ativos para atendimento a pacientes que necessitam de cuidado integral, contínuo e reabilitação. Há agora, também, 20 leitos de clínica cirúrgica, 30 de clínica médica e 10 de UTI. Até fevereiro de 2024, a unidade em Suzano atingirá sua capacidade plena de atendimento.

"Estamos enxergando um amanhã muito melhor do que hoje. Eu posso afirmar que de quando nós assumimos para hoje nós melhoramos muito, e temos muito mais para melhorar pela eficiência que nós estamos traçando no gasto público. E, principalmente, pela vontade de investir na saúde e de garantir a cada cidadão desse estado uma saúde digna e com qualidade", afirmou o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva.

Além da clínica geral e cirúrgica, um dos focos do Hospital Regional do Alto Tietê será o atendimento a pacientes de ortopedia, com salas cirúrgicas para adultos e crianças em resposta a uma demanda da região. Anualmente, a unidade deverá fazer cerca de 2,8 mil procedimentos cirúrgicos de ortopedia e cirurgia geral.

O hospital terá capacidade para 408 internações por mês. Desde o último dia 18 de setembro, no início da abertura dos agendamentos, o hospital registrou 968 consultas, 511 exames e 105 procedimentos cirúrgicos. Além disso, 22 pacientes agudos já foram transferidos de outras unidades de saúde para a ala de longa permanência do Hospital Regional.

A unidade também vai oferecer cirurgias e exames como tomografia computadorizada, ultrassonografia e análises clínicas, mediante agendamento via regulação estadual. Os pacientes passarão por consulta e avaliação completa com a equipe médica antes do encaminhamento para os procedimentos cirúrgicos.

A estrutura conta um bloco para pacientes crônicos e outro só para cirurgias, além de duas salas cirúrgicas, seis ambulatórios e um setor de fisioterapia para pacientes internados para tratamento contínuo. O hospital também possui um espaço específico para coleta de exames, salas de apoio para equipe multiprofissional e outros ambientes para atendimento à população.

Comunicar Erro

Enviar por E-mail